Zelador “braço direito do síndico”
14/06/2017
Quais as obrigações fiscais e legais dos Condomínios?
26/07/2017

O que faz uma Administradora de Condomínios?

Atualmente os Condomínios são equiparados a empresa, mesmo sem exercer atividade econômica. Sua gestão tornou-se uma operação complexa devido ao peso das obrigações de ordens fiscais e legais. Desta forma, fica muito difícil a gestão do Condomínio sem o suporte de uma Administradora de Condomínios profissional.
Quando o Sindico é eleito e assume o seu cargo, ele pode e deve contratar uma Administradora de Condomínios para auxilia-lo em suas responsabilidades. Este fato está embasado na Lei 10406/02, Código Civil, artigo 1348 § 2º: “O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção. ”
Enquanto o Síndico tem a missão estratégica da gestão, a Administradora tem o compromisso de auxiliar o Síndico nas suas funções administrativa e demandas legais, ajudando no seu dia a dia. A administradora deverá ter conhecimento técnico especializado, para oferecer os serviços de:
– Gestão Financeira
– Gestão Administrativa
– Gestão de Pessoas
– Gestão Contábil
– Gestão Jurídico
Deverá abranger, entre outros:
. Previsão orçamentária
. Emissão de boletos
. Balancetes mensais
. Cobrança de inadimplentes
. Folha de pagamento
. Gestão de contrato de prestação de serviços de terceiros
. Assessoria em assembleias
. Análise e contração de seguro obrigatório
Além da qualificação técnica, é importante que a Administradora auxilie diretamente na resolução de problemas, apresentando respostas viáveis e práticas, ajude a minimizar custos, e atue também como mediadora de conflitos, viabilizando uma vida harmônica e equilibrada no condomínio.
Importante salientar, que mesmo o Sindico contratando uma Administradora eficiente, deve acompanhar de perto o seu trabalho, porque ele continuará sendo o responsável civil perante o Condomínio.
Todas as responsabilidades acordadas da Administradora devem estar definidas, de forma detalhada e clara, em contrato de prestação de serviço para resguardar as partes.

 

Eliane Santos Maciel é graduada em Ciências Contábeis e regularmente inscrita no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRC-SP), MBA em Contabilidade e Auditoria e Pós-Graduação em Controladoria e Finanças. Possui vasta experiência nas áreas administrativas e especialista em Condomínios. Seu diferencial é a agilidade e tratamento personalizado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *