Sindico, quais são suas responsabilidades?
03/08/2017
Conflitos nas Assembléias do Condomínio
04/08/2017

Eleições no Condomínio

Muitos detalhes sobre eleições do síndico, do subsíndico e do conselho consultivo podem estar discriminados na Convenção do seu condomínio. Sendo assim é bom ficar atento para os pontos nos quais sua Convenção é omissa, ou mesmo se ela contém diretrizes que contrariam a Lei dos Condomínios, perdendo seu valor legal. Para qualquer alteração na Convenção, normalmente é preciso um quórum de dois terços dos condôminos-proprietários. É muito importante participar tanto das assembleias quanto das eleições e votações. Seu imóvel no condomínio pode ser valorizado ou desvalorizado, dependendo do que for decidido nas reuniões.

O discurso do candidato a síndico do prédio pode ser eloquente e trazer uma lista de boas intenções. Mas, para saber se aquele pode ser, de fato, um bom administrador, vale observar alguns detalhes referentes ao nível de conhecimento que possui sobre o prédio e não apenas o tipo de relação que estabelece com os funcionários e moradores. Vale também checar o quanto o pretendente sabe sobre o exercício do cargo. Alguns pontos sobre a personalidade do candidato, caso este resida no próprio condomínio, podem ser facilmente observados no dia a dia. Ele é bem educado? Sabe realizar um diálogo? Joga lixo no lugar impróprio? É sério quando precisa, sem deixar de ser simpático? É importante observar estes pontos, tendo em vista que uma pessoa séria de mais (ou o contrário), irresponsável, mal educado e que não saiba conversar não é uma pessoa ideal para gerir o condomínio.

eleições no condomínio

Os condôminos não só devem participar das eleições de síndico, como devem votar com muita consciência, pois um condomínio mal administrado pode trazer grandes prejuízos financeiros para o proprietário e desvalorizar o imóvel. De acordo com  especialistas, caso o candidato esteja concorrendo à reeleição, os condôminos devem avaliar a gestão anterior do mesmo antes de votar, evitando mantê-lo no cargo por conveniência. Fazendo assim, todos os moradores e condôminos poderão eleger um bom síndico para cuidar da administração de seu condomínio.

Fonte: Seu Condomínio.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *