Eleições no Condomínio
03/08/2017
O que fazer quando o elevador quebra?
04/08/2017

Conflitos nas Assembléias do Condomínio

Em condomínios, todas as decisões que envolvem a comunidade devem passar pela assembleia, onde será deliberada ou não. Mas acontece que, muitas vezes, o que era pra ser uma reunião pacifica para decidir os rumos da vida no condomínio, acaba se tornando um palco para brigas e discussões nada amigáveis. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para que esse tipo de situação não aconteça e que a assembleia possa seguir normalmente. Então seguem algumas dicas:

  • O Presidente da Mesa não deve deixar que as discussões se acalorem, porque isso pode tomar muito tempo da assembleia ou até mesmo agravar alguns problemas menores.

  • Uma boa saída é limitar o uso da palavra, e também estipular o horário e duração da assembleia, antes mesmo do seu início.

  • O Presidente não deve deixar que os presentes se manifestem sobre assuntos que não estão na pauta. Mas caso insistam, o assunto pode ser jogado para o fim da reunião.

  • Assuntos importantes, como aprovação de obras, não devem ser aprovados caso não constem na pauta. Se essa discussão surgir, pode ser registrado em ata e merecer atenção em uma próxima assembleia.

  • Evitar registrar explicitamente em ata algum ocorrido que cause constrangimento a alguém. Deve-se registrar os conflitos em ata, mas sem expor ninguém ao ridículo.

  • Dar um andamento objetivo à assembleia, assim, evitando climas agressivos.

  • Os condôminos com certeza conhecem quem pode causar tumulto na assembleia, é importante não deixar que essa pessoa “cresça”.

  • Caso a assembleia aborde algum tema polêmico, deve-se avisar aos condôminos com antecedência.

  • Mediar um conflito entre condôminos que estão tendo atritos, pode evitar que esse problema afete a assembleia.

O importante é ter pulso firme e manter a calma. Além de administrar o condomínio, o síndico deve mediar conflitos entre moradores e evitar que brigas e confusões maiores venham a ocorrer.

Hoje em dia, é possível evitar esse tipo de atrito direto entre moradores. Com o sistema de votações online da Seu Condomínio, todos podem opinar, sem ter que sair de casa e arranjar confusão com outros moradores. O síndico pode controlar tudo (com exceção do resultado, é claro!) e manter as rédeas sobre os condôminos (no sentido de evitar brigas). Acesse nosso site e agende uma demonstração!!!

 

Fonte: Seu Condomínio.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *